Quando eu e o Mauricio decidimos pedalar pelo Caminho da Fé começamos a treinar bastante porque sabíamos que não seria moleza.
Procuramos um percurso aqui pela nossa região que fosse longo e que tivesse algumas subidas longas porque pedalar pelas montanhas da Mantiqueira sem preparo adequado faria do Caminho da Fé uma experiência dolorosa.
Encontramos, então, um percurso de 60km com estas características e demos à ele o nome de "Pedal Transcanaviais".
O Transcanaviais tem cerca de 55km e se inicia na Rodovia Anhanguera, logo depois da ponte do Rio Piracicaba, passa pelo Bairro Jaguari, em Limeira, e segue por estradas de terra com plantações de laranja - hoje as laranjeiras estavam em flor e o ar perfumado - numa descida bem bonita, técnica, com visual interessante e alguns cães bravos que até algum tempo atrás ficavam soltos. Um horror. Agora eles ficam presos em correntes porque senão ninguém consegue passar por alí.
Inicio da trilha |
Mais à frente encontramos o Salto do Lobo, uma queda d'agua fechada pela estação de tratamento de água de Limeira, que termina num pequeno ribeirão, que alcança o Rio Jaguari mais abaixo.
A mata ciliar é muito bonita.
Passando a ponte de madeira deste ribeirão, inicia-se uma subida de uns dois quilometros mais ou menos, que no seu inicio tem muitas pedras soltas e buracos.
Já estamos em Cosmópolis, nos canaviais da Usina Esther.
No alto da subida o visual alcança até a região de Joaquim Egydio, em Campinas. Muito bonito.
Hoje, passando por alí, a cana baixa e verdinha, a terra úmida das chuvas dos últimos dia e o céu azul, fizeram um contraste muito interessante. Paramos para apreciar.
O canavial toma todo o horizonte, e vemos poucas árvores.
Mais alguns quilometros descendo e subindo e chegamos na estrada que liga Cosmópolis à Usina Esther.
Esta estrada é bem sombreada por pinheiros e eucaliptos.
Passamos em frente à sede da Usina, onde geralmente nos abastecemos de água gelada.
Quando chegamos aqui, podemos fazer um pedal extra, muito bonito, pois passa pela beira do Rio Jaguari.
A mata é muito linda, com árvores grandiosas, visualizando as corredeiras do rio, num single-track bacana.
Mas hoje não fizemos. O sol estava muito forte.
Passamos por trás da usina, passamos a ponte de ferro sobre o rio novamente e iniciamos outra subida longa, que passa pela colonia dos trabalhadores.
No final da subida vemos o asfalto novo, mas que já está cheio de buracos, da estrada que liga Americana à cidade de Paulinia.
O retorno se faz por alí, passando pela Colonia do Sobrado Velho e depois de uma subida forte já é possivel ver a Represa do Salto Grande com a Praia dos Namorados ao fundo.
Depois de toda subida vêm uma descida e ela termina na Ponte do Salto Grande, sobre o Rio Atibaia.
Da ponte conseguimos ver a junçao do Atibaia com o Jaguari, onde nasce o Rio Piracicaba.
Daí já chegamos na cidade de Americana.
Este é o PEDAL TRANSCANAVIAIS que faz a nossa alegria!
...vc escreve muito bem, estou encantado, grato por ter postado mais um pouquinho para eu ler...ainda hei de pedalar esses canaviais.
ResponderExcluirFeliz ano novo, cheio de paz, com amor e muitas paisagens refletindo na viseira...bj